A FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), no mês de março elaborou a Aula da Cidadania, que teve como tema: o Dia Internacional da Mulher. A atividade foi distribuída nos 79 municípios, sul-mato-grossenses para ser apresentado e debatido pelos Profissionais da Educação com os alunos e alunas das Escolas Públicas do estado. A Aula é um material em forma de jornal, produzido pela FETEMS, para auxiliar o debate na sala de aula
A Vice-Presidenta da FETEMS, Deumeires Morais, ressalta o envolvimento da entidade com as pautas relevantes para o debate nos diversos temas que envolvem a classe trabalhadora e aponta a Aula da Cidadania, como um importante instrumento pedagógico transversal. “É muito significativo ver o retorno que essa aula nos trouxe através do envolvimento essencial do corpo docente e de alunos(as) das escolas públicas. Quero parabenizar e agradecer o empenho de todos e todas, das comunidades escolares para desenvolver as atividades propostas, estendo também aos Presidentes(as) dos SIMTED’s e a direção da FETEMS. São resultados como esses que nos incentivam a continuar trabalhando para a construção de uma sociedade mais justa, igual e democrática”.
Um dos motivos de comemoração da Vice-Presidenta, da FETEMS, Deumeires Morais, chegou na sede da Federação em forma de cartas de alunos(as) do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Padre João Tomes, do município de Três Lagoas. A Vice-Presidenta da Federação fez questão de responder cada um(a) dos(as) estudantes.
As cartas são dos(as) alunos(as) da professora Yara N. de Souza. A pedagoga encaminhou à entidade o envelope contendo as correspondências redigidas por seus(as) alunos(as), durante o projeto desenvolvido por ela denominado: Carta do(a) Leitor(a). “Após as atividades, a ideia foi realizar uma avaliação livre do material trabalhado, com críticas, elogios ou opiniões através de cartas”, contou, Yara.
Já em Campo Grande, na Escola Estadual Armando do Oliveira, o trabalho foi com os alunos das três turmas do Ensino Médio, com o professor da disciplina de História, da Rede Municipal e Estadual, Francisco Givanildo dos Santos.
Ele destacou a possibilidade de debater a desigualdade de gênero que a Aula da Cidadania possibilitou. “O ponto culminante do trabalho foi a socialização dos alunos. Durante a conversa eles puderam perceber como surge a cultura machista e sexista na sociedade através de exemplos do próprio cotidiano. Uma pedagogia empática, para que olhassem para a realidade um do outro”, refletiu o professor Givanildo.
Também em Campo Grande a professora de geografia, Josefa dos Santos Silva, da Escola Estadual Rui Barbosa, trabalhou os dados da violência e da diferenciação de salários. “Foi muito interessante porque de maneira didática, as meninas perceberem a violência em outros contextos e formas, e os meninos se depararam de uma forma educativa como ocorre a discriminação e a desigualdade de gênero”, ressaltou.
Em Corumbá o Professor de Filosofia Thiago Godoy, da rede estadual, utilizou a Aula da Cidadania para explicar os conceitos de gênero, patriarcado e feminicídio, e mostrou dados alarmantes sobre a situação das mulheres no Brasil e no mundo.
A Secretária de Relações e Gênero da FETEMS, Maria do Carmo Drummond, ressalta que: “junto com toda a direção da FETEMS, acompanhou o trabalho em todas as unidades escolares e considera que foi fundamental para o aprofundamento e conscientização com o debate das pautas das mulheres e que a FETEMS está no caminho certo, pois assim conseguimos fazer chegar no maior número de pessoas a necessidade de lutar contra a desigualdade entre homens e mulheres”.
Além da aula da cidadania, a FETEMS e os 74 Sindicatos Municipais, realizaram seminários virtuais e presenciais e nas 14 regionais ocorreram debates das pautas das mulheres com uma participação excelente.
Estes são alguns exemplos de trabalhos realizados por todo o Mato Grosso do Sul, a FETEMS continuará voltada em proporcionar espaços de debates, no sentido de conscientizar a categoria, a comunidade escolar e toda a sociedade para combater as desigualdades em todas as esferas.