Today domingo, 24 de novembro de 2024
Breaking News
FETEMS

Site de Notícias da FETEMS

FETEMS conquista reestruturação de carreira e inclui nível superior para os(as) administrativos(as)

FETEMS conquista reestruturação de carreira e inclui nível superior para os(as) administrativos(as)

 A Fetems e os 74 sindicatos municipais filiados conquistaram a criação da referência de nível superior com Profuncionário na nova estrutura de carreira que garante a valorização para os(as) administrativos(as). Foram várias reuniões de negociações e debates entre a comissão de negociação e o governo do estado. Em 2024, o reajuste salarial da categoria que já havia obtido no mês de maio 3,73% do Revisão Geral Anual (RGA) e agora mais 5% na tabela que resultará em um percentual acumulado com variação entre 9,1% e 9,7%. Lembrando que o reajuste do salário mínimo em 2024 foi de 6,70%, e a negociação da FETEMS ficou acima do reajuste do salário mínimo, recuperando o ganho real.

A comissão de negociação da FETEMS é composta pelos membros: o Presidente Licenciado da Fetems, Professor Jaime Teixeira, a Presidenta, Professora Deumeires Morais, a Diretora de Políticas Educacionais, Sueli Veiga Melo, o Diretor de Formação Sindical, Onivan Lima Correa, a Diretora dos Funcionários Administrativos, Idalina da Silva, o Diretor de Políticas Sociais e Presidente da ACP, Gilvano Kunzler Bronzoni e pelo Delegado de Base da CNTE e Presidente do Sinted de Campo Grande, Wilds Ovando Pereira.

Para chegar a este número desde o começo do ano, a comissão tem se dedicado a dialogar com o governo, no mês de junho ainda na mesa de negociação, a Fetems e os 74 Simted conseguiram com muito debate avançar para a criação da Tabela de nível superior, onde quem fez ou fizer um curso técnico superior especifico para a função do objeto de concurso, terá mais 10% sobre a tabela de Profuncionario de nível médio. Criando assim a referência 3 por habilitação.

“A consolidação da reestruturação e valorização da carreira dos(as) Administrativos(as) da educação de Mato Grosso do Sul é fruto de intensas negociações da comissão de negociação da Fetems com o governo do estado, respaldados pelos 74 sindicatos municipais filiados à FETEMS. É uma grande vitória da nossa categoria”, disse o Presidente Licenciado da Fetems, Professor Jaime Teixeira.

O Governo do Estado deverá enviar a proposta da nova tabela dos(as) administrativos(as) para a Assembleia Legislativa no começo do mês de agosto, para ser apreciada e votada. A FETEMS solicitou que a proposta sendo aprovada, seja retroativa a 1º de agosto.

Com a criação da referência 3 de nível superior, as tabelas salariais da carreira dos(as) administrativos(as) ficou desta forma: 

1. A tabela de Assistente de Atividades Educacionais será a base de cálculo para os demais cargos, sendo:

1.1. Para o cargo Agente de Atividades Educacionais, o piso de tabela será 83% da tabelado Assistente;

1.2. Para o cargo Auxiliar de Atividades Educacionais, o piso de tabela será 70% da tabelado Assistente;

1.3. Será incluída nas tabelas, a Referência 3 do Pró Funcionário Nível Superior, sendo esta 10% sobre a Referência 2.

A Presidenta da Fetems, Professora Deumeires Morais, destaca a importância das negociações que resultaram nos avanços das conquistas para os(as) administrativos (as) da Educação. “Essa negociação é um grande avanço em vista que a implementação do nível superior é uma luta de muitos anos da nossa categoria. O objetivo é avançarmos cada vez mais. As negociações não são fáceis, mas estamos trabalhando e buscando constante diálogo com o governo para que tenhamos resultados positivos. Conseguimos avançar na valorização dos(as) nossos(as) administrativos(as), e também a pauta da insalubridade deverá aprovada no mesmo projeto. Nossa luta é permanente”, falou.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *