O Presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), Professor Jaime Teixeira e a Vice-presidenta, Deumeires Morais, acompanhados do Delegado de Base da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e Presidente do SINTED de Campo Grande, Wilds Pereira Ovando e da Secretária dos Funcionários Administrativos, Idalina da Silvam que representaram os administrativos além do Secretário de Formação Sindical, Onivan Lima Correa, participaram de mais uma rodada de negociações com os secretários de estados de Educação, Helio Daher e Administração, Frederico Felini, onde foram debatidas todas as pautas que foram aprovadas na assembleia geral dos trabalhadores(as) da educação.
“Queremos registrar os avanços em torno dos pontos que trata da reestruturação da carreira dos administrativos, da publicação da promoção funcional dos professores e especialistas e da suspensão para o próximo bimestre das planilhas digitais que foram implementados neste primeiro bimestre”, disse Jaime Teixeira.
Jaime enfatizou ainda que continua a discussão da nova política que a categoria quer para o salário dos convocados, e que houve avanços na discussão da proposta de aulas complementares para os efetivos. “O processo ainda não terminou, teremos mais uma reunião antes do dia 25 de maio, temos a previsão do encerramento das negociações até o dia 7 de junho”, informou.
Outro ponto das propostas apresentadas que avançou é a que se refere à prorrogação da validade do concurso dos professores em vigência, realizado em julho de 2022, que venceria neste ano e foi prorrogado por mais dois anos. Este concurso terá uma chamada no final deste ano e os empossados devem assumir no início de 2025, o processo de remoção será antecipado para agosto no sentido de organizar as vagas para a chamada dos aprovados.
“É importante nossa Federação negociar com as duas secretarias, Educação e Administração, em conjunto e que nós estamos tendo a oportunidade de debater exaustivamente todos os pontos das pautas apresentadas, e que, esta forma de negociação, tem acelerado as discussões de forma que até o mês de junho encerraremos as negociações com todas as pautas debatidas”, falou o professor Jaime Teixeira.
A reunião com os secretários de Educação e de Administração debateu também sobre a insalubridade dos trabalhadores(as) administrativos e ficou definido que será publicada uma nova regulamentação.
Reposição salarial
O Governo do Estado enviou para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) o Projeto de Lei (PL) que concede reajuste salarial linear de 3,73% aos servidores públicos estaduais.
O percentual corresponde a inflação acumulada dos últimos 12 meses, de maio de 2023 a abril de 2024. A revisão anual do vencimento-base e subsídio dos funcionários, se aprovada, será aplicada sobre o salário de maio, que é pago no início de junho.