Piso nacional dos administrativos e aprovação do PNE em 2025 estão entre principais reivindicações
A presidenta da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), professora Deumeires Morais, participou nesta segunda-feira (30), em Campo Grande, de uma reunião com o ministro da Educação, Camilo Santana, para protocolar um conjunto de propostas consideradas essenciais pelas trabalhadoras e trabalhadores da educação do Estado para a construção do novo PNE (Plano Nacional de Educação).
“Fomos convidados para uma agenda com o ministro, e nós aproveitamos, enquanto representantes do movimento sindical, para protocolar com ele um documento que contém algumas pautas que consideramos fundamentais para a valorização das trabalhadoras e trabalhadores em educação, bem como para a defesa da educação pública”, destacou Deumeires.
Durante a reunião, a presidenta da FETEMS apresentou duas pautas centrais. A primeira foi a solicitação de apoio do MEC na articulação pela aprovação da Lei do Piso Salarial Nacional para os profissionais administrativos da educação, uma demanda histórica da categoria.
“Os profissionais administrativos são peças fundamentais no funcionamento das escolas e, infelizmente, ainda não têm o reconhecimento que merecem. A aprovação do piso salarial nacional é uma questão de justiça e dignidade. Por isso, pedimos ao ministro que o MEC assuma essa pauta como prioridade e ajude a sensibilizar o Congresso para garantir esse direito a quem tanto contribui para a educação pública”, afirmou a presidenta da FETEMS.
A segunda pauta tratou da importância de garantir que o novo Plano Nacional de Educação seja aprovado ainda em 2025, considerando que muitos estados e municípios já prorrogaram a vigência de seus planos atuais até o início de 2026. A antecipação da aprovação é vista como estratégica para manter a coerência do planejamento educacional nacional e assegurar o compromisso do governo federal com as metas do setor.
Dentro dessa pauta, a FETEMS também destacou emendas prioritárias ao PNE, com base no caderno de propostas da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação). Entre as principais emendas apresentadas, foram ressaltadas a meta que estabelece 90% de professores efetivos nas redes públicas, a inclusão como diretriz estruturante da política educacional e a incorporação da defesa do meio ambiente como elemento essencial do currículo.
O ministro Camilo Santana se mostrou atencioso e receptivo às demandas apresentadas, afirmando que os pontos levados pela FETEMS dialogam diretamente com as diretrizes em construção dentro do Ministério da Educação.
“A escuta do ministro reforça nossa luta. Continuaremos acompanhando e cobrando o andamento dessas propostas com firmeza e diálogo”, afirmou a presidenta da FETEMS.
Além da professora Deumeires, participaram do encontro o diretor de Finanças da Federação, professor Jaime Teixeira, e o diretor de Formação Sindical e presidente da ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública), professor Gilvano Bronzoni.
O grupo também dialogou com parlamentares presentes no encontro para solicitar apoio às pautas educacionais na Câmara dos Deputados. Estiveram presentes os deputados federais Vander Loubet e Camila Jara, além dos deputados estaduais Pedro Kemp, Zeca do PT e Gleice Jane, que manifestaram apoio à proposta e se comprometeram a atuar em prol da aprovação do novo Plano Estadual de Educação.
Comunicação FETEMS – Marcus Moura – DRT 1994 MS