Na última quinta-feira(14), a FETEMS encerrou mais uma etapa da Formação Sindical. Foram 150 trabalhadores e trabalhadoras em educação que se reuniram, no Clube de Campo da ACP, para estudos intensivos do primeiro eixo do 3º Fascículo. O responsável por orientar o trabalho educacional desta vez foi o Professor Dr. Helder Molina. O tema do Fascículo foi: Economia Política, o Contexto Educacional e Sindical.
O programa de Formação Sindical da FETEMS é coordenado pelo Secretário de Formação Sindical da entidade, Professor Dr. Onivan Lima Corrêa.
O Professor Jaime Teixeira, Presidente da FETEMS, enfatizou a relevância do evento para a categoria. Ele afirmou que a Formação Sindical é fundamental para os Profissionais em Educação. Ele também salientou que o objetivo do evento é estimular o envolvimento dos trabalhadores da educação nas ações e mobilizações sindicais, contribuindo para a democracia interna e a representatividade da FETEMS em vários níveis.
Por sua vez, Deumeires Morais, Vice-Presidenta da FETEMS, destacou que o objetivo do estudo foi preparar os profissionais em educação para se tornarem agentes de transformação na realidade educacional e social sul-mato-grossense e nacional. Ela enfatizou que o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e solidária deve ser uma prioridade para todos(as) e a educação possui um papel preponderante nesse sentido.
“A formação sindical é um processo permanente de construção coletiva do conhecimento. Um momento oportuno para analisar os estudos sobre a sociologia e compreender o contexto que estamos inseridos e com isso nos organizar como classe trabalhadora e fortalecer a nossa luta em defesa da classe dos trabalhadores e dos seus direitos”, salientou o Professor Dr. Onivan de Lima Correa, Secretário de Formação Sindical da FETEMS.
O Seminário teve como finalidade analisar os obstáculos e as ações frente ao contexto político e econômico atual. Os participantes também refletiram sobre a relevância da unidade e da mobilização sindical para a luta em prol de uma Educação Pública de qualidade e os meios para reforçar a consciência de classe dos(as) trabalhadores(as) em educação, valorizando a organização coletiva. Fomentando a formação política e pedagógica, ampliando conhecimentos, habilidades e competências para a atuação sindical e educacional.