A Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS) realiza, trimestralmente, o Sarau Sindical e Cultural dos Aposentados e Aposentadas Sul-mato-grossenses, com muito ainda para contribuir com a luta da categoria. Nesses encontros, aposentados e ativos podem trocar experiências e histórias de lutas, com os mais velhos atuando como mentores da nova geração. Além disso, ainda tem apresentações culturais, arte livre, dança, teatro, poesia, muita música e diversão.
A Secretaria dos Aposentados da FETEMS tem como objetivo principal manter os filiados, mesmo após a aposentadoria, com oportunidades de participação na luta dos Profissionais em Educação. Por isso, criou o projeto “Sarau Sindical e Cultural dos Aposentados e Aposentadas”, que tem até um boteco simbólico, para que esse grupo possa continuar atento às mudanças que ocorrem nas esferas municipal, estadual e federal. Pois é importante que os Aposentados e Aposentadas possam assumir compromissos de fazer uma releitura de como era antes e de como está a conjuntura política, para tomar ciência de que não podem ficar parados no tempo.
Encontro de gerações
Na opinião da secretária dos Aposentados, Olinda Conceição da Silva, a importância do Sarau vai além da diversão e do encontro.“O Sarau tornou-se um espaço relevante para fazermos o debate, inclusive junto aos jovens trabalhadores e trabalhadoras que, muitas vezes, não conseguem entender a importância do Sindicato”, enfatiza. Para ela, os filiados aposentados e aposentadas da FETEMS representam experiências acumuladas ao longo de uma construção. E o fato de poderem compartilhar essa vivência com os demais Profissionais em Educação, que ainda estão na ativa, é a melhor decisão para um Sindicato combativo, respeitado como referência de luta e resistência, ao longo de 44 anos no estado de Mato Grosso do Sul. “Dessa forma, os aposentados da Educação Pública continuam atuando como mentores dessa nova geração. E assim abrimos novos caminhos para manter nossa Federação cada vez mais forte, propositiva e com pessoas engajadas em todas as frentes de lutas”, complementa a secretária.
Sarau itinerante
O sucesso do Sarau foi tão expressivo, que o presidente da FETEMS, professor Jaime Teixeira, pretende expandir o evento para todo o estado. “A partir desse ano, o Projeto Sarau Sindical Cultural ganha um novo formato. Sairá da capital e passará nas 14 Regionais de Mato Grosso do Sul, com muito debate, palestras, arte, cultura, dinâmica e reencontros dos Aposentados contribuindo com suas histórias de vida e fortalecendo, cada vez mais, nossa FETEMS”, explica Teixeira. Já para a vice-presidente da FETEMS, professora Deumeires Morais, o sucesso do evento tem nome: “A Secretária dos Aposentados, através da professora Olinda, vem atuando de forma forte, alegre e empolgante, que tem atingido o objetivo de mobilizar nossos Aposentados para as atividades culturais e festivas, assim como, nas lutas em defesa das pautas da categoria”, comemora a vice. “Muito importante contarmos com a participação desses valorosos companheiros, pois nos fortalecem e nos motivam para continuarmos firmes e fortes na defesa da nossa categoria”, finaliza.