Today terça-feira, 12 de novembro de 2024
Breaking News
FETEMS

Site de Notícias da FETEMS

FETEMS participa do Seminário Internacional da Educação

FETEMS participa do Seminário Internacional da Educação

A Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS), participa do Seminário Internacional de Educação que acontece entre os dias 29 e 30 de outubro em Fortaleza, Capital do Ceará.

O evento, que tem como tema “Do local ao global, fortalecendo a educação pública e a organização sindical!”, acontece paralelamente à reunião dos ministros de Educação do G20.

O Seminário Internacional da Educação conta com a presença de especialistas, educadores, pesquisadores e representantes de entidades educacionais de diversos países, em uma oportunidade única para discutir as políticas educacionais, as inovações pedagógicas e as práticas exitosas que podem contribuir para o avanço da educação.

A Vice-Presidenta da FETEMS, Professora Deumeires Morais, destaca a importância do seminário para debater sobre a as prioridades para o futuro da educação.

“É um momento de muita reflexão e debates sobre como devemos elencar as prioridades da educação para os próximos anos. Daqui vamos decidir os eixos e as pautas que devem nortear nossas lutas, que é constante”, disse.

Participam também do evento, representando a FETMS, a Diretora de Políticas Educacionais, Sueli Veiga Melo, o Diretor de Formação Sindical, Onivan Lima Correa e o Delegado de Base da CNTE, Roberto Magno Botareli.

Ao todo, vão se reunir na Capital cearense durante os dois dias de seminário cerca de 300 representantes de sindicatos da educação, bem como educadores e pesquisadores de países falantes da língua portuguesa e da América Latina.

A partir das 14h desta terça-feira, dirigentes sindicais participam de debates sobre temas fundamentais, tais como o papel transformador da educação e o fortalecimento da colaboração entre as entidades sindicais, com destaque às organizações dos países membros da CPLP-SE.

Outras atividades de reflexão sobre a educação no contexto social atual; a crescente escassez de professores apontada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco); e os desafios no financiamento e valorização dos profissionais da educação também estão marcadas para essa terça e quarta-feira.

O evento ainda marca a celebração dos 25 anos de origem da CPLP-SE. A partir das 19h30, o Seminário irá celebrar o marco que reforça a importância da Confederação no cenário educacional global.

Confira os detalhes da programação:

29 de outubro – terça-feira

14h – Abertura Cultural

– Apresentação por estudantes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB);

– Saudações da presidenta da Internacional da Educação para a América Latina (IEAL); do secretário-geral da CPLP-SE; do secretário-geral da Internacional da Educação (IE); do secretário de Educação do Ceará e dos ministros da Educação; e da secretaria-Geral da Presidência da República do Brasil.

15h – Painel Outra Sociedade: “A educação no seu contexto social e transformador”

– Exposição da representação da UNILAB (até 20 minutos).

– Apresentações de dois palestrantes de cada continente (África, América, Europa), com até 10 minutos cada.

– Espaço para perguntas e comentários.

19h30 – Confraternização Celebração dos 25 anos da CPLP-SE.

30 de outubro – quarta-feira

9h – Painel Sentimentos e Ações: “Valorização das/os trabalhadoras/es e o financiamento da educação pública”

– Até 5 minutos de fala para cada representante das entidades filiadas à Internacional da Educação/ Confederação Sindical da Educação dos Países de Língua Portuguesa.

12h – Almoço

14h – Painel Olhares no Futuro: “Recomendações das Nações Unidas: um chamado urgente para a valorização e respeito aos/às profissionais da educação”

– Exposição de representante indicado pela Internacional da Educação (até 30 minutos).

– Exposição sobre o relatório e recomendações da OCDE, com representante do Ministério da Educação do Brasil (até 30 minutos).

Debate/ Discussão: “Como implementar as recomendações para valorizar os profissionais da educação em nossos países?”

17h – Apresentação e aprovação da Carta de Fortaleza.

18h – Encerramento.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *