Na tarde desta segunda-feira, dia 16 de setembro, a Presidenta da FETEMS, Professora Deumeires Morais e a Diretora de Políticas Educacionais, Sueli Veiga Melo, realizaram a 1ª Reunião Virtual do Coletivo de Educadores Indígenas da Federação.
O Coletivo de Educadores Indígenas da FETEMS foi criado em setembro de 2023, em um Encontro Estadual em Dourados, com a participação da FETEMS e do SIMTED de Dourados, que organizaram e também de todos os Sindicatos que tem em seus quadros professores(as) e administrativos(as) indígenas.
Neste primeiro encontro os temas abordados foram: Discussão sobre documento elaborado no Encontro dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação Escolar Indígena, que aconteceu em 2023 em Dourados, que será atualizado para próxima reunião; Foi sugerido fazer um levantamento sobre a quantidade de escolas, professores e funcionários administrativos indígenas no Estado, sobre os cursos de formação de professores indígenas e quais as universidades que estão trabalhando com a política de cotas; Apresentação sobre a pesquisa apresentada no Congresso Mundial da Educação, pela professora Luciane Machado, de Dourados; e Elaboração de uma agenda de reuniões.
O tema vem sendo discutido desde 2022, quando aconteceu o Encontro dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação Escolar Indígena em Assunção, no Paraguai (organizado pela Internacional da Educação da América Latina), do qual participaram cerca de 50 educadores (as) de Mato Grosso do Sul. Os participantes saíram com o compromisso de organizar um Encontro Estadual, que em Mato Grosso do Sul aconteceu em Dourados no ano seguinte.
A Diretora de Políticas Educacionais da FETEMS, Professora Sueli Veiga, destaca que o tema vem sendo debatido há algum tempo.
“Há muito estamos debatendo sobre a importância da Educação Escolar Indígena na FETEMS. O nosso Estado possui uma das maiores populações indígenas do País, por essa razão, temos muitas escolas, professores(as) e funcionários(as) administrativos(as) indígenas e, muitos são filiados aos nossos SIMTEDs e tem uma participação ativa nos debates educacionais e sindicais tanto nos municípios, quanto, em âmbito estadual”, disse Sueli.
Sueli enfatizou ainda que a partir dessa realidade, surgiu a necessidade de se criar um espaço na FETEMS que fizesse um debate mais aprofundado sobre as especificidades da Educação Escolar Indígena e das demandas dos(as) profissionais educadores(as) indígenas, professores(as) e administrativos(as). Para isso, a FETEMS, criou o Coletivo, que reúne um educador(a) de cada uma das regionais da FETEMS.
A Concretização do Coletivo é carregada de muitas expectativas dos(as) educadores(as) indígenas e da FETEMS, pelo entendimento de que a educação escolar indígena é fundamental para a preservação das culturas, línguas e conhecimentos tradicionais dos povos indígenas. Ela desempenha um papel central na valorização das identidades étnicas e no fortalecimento das comunidades, especialmente, em um Estado com tantos conflitos como Mato Grosso do Sul, onde a luta dos povos indígenas por suas terras, por educação, saúde, moradia, água, alimentação e direitos é cotidiana e perpassa a educação. Neste contexto, os(as) professores(as), funcionários(as) e escolas indígenas possuem um papel fundamental, porque, além da educação são lideranças em suas comunidades.
“Com certeza, o Coletivo contribuirá para uma ação mais assertiva e direcionada da FETEMS e fortalecerá os nossos Sindicatos, as escolas e os professores e funcionários de escolas indígenas”, falou Sueli.
A Presidenta da FETEMS, Professora Deumeires Morais, destacou a importância da criação do Coletivo de Educadores Indígenas para que os temas relativos aos povos indígenas sejam debatidos, e desta forma, soluções podem ser apresentadas para a autoridades competentes.
“Esta é uma causa defendida pela FETEMS, precisamos lutar para que os direitos das populações indígenas do nosso estado sejam respeitados. Vamos defender e fortalecer a educação indígena com muito debate e troca de ideia, na busca de soluções para problemas que vem se perpetuando nas aldeias e prejudicando a educação de nossos jovens e crianças indígenas”, finalizou Deumeires.
Compõe o Coletivo de Educadores Indígenas da FETEMS
SIMTED – Município | NOME |
ACP – Campo Grande | Kalí Dias |
Anastácio | Evelin Tatiane da Silva Pereira |
Amambai | Senide Toriba |
Aquidauana | Elineia Luiz Paes Jordão |
Bonito | Lourival Matchua Souza |
Caarapó | Rosileide Barbosa de Carvalho |
Dois Irmãos do Buriti | Sirverio Vitorino Delfino |
Dourados | Zelia Regina Benites |
Douradina | Gileandro Barbosa Pedro |
Maracaju | Rosely Fialho de Carvalho |
Nioaque | Otamir Souza da Silva |
SIPREMS (Sidrolândia) | Maioque Rodrigues Figueiredo |
Tacuru | Zuleine Garay Duarte |
Três Lagoas | Anna Cristina Mavira Kamaiora Gomes |
Corumbá | Lucia da Penha Moreira Santos |