Nesta quinta-feira, 21 de março, a partir das 8 horas, na Assembleia Legislativa, a Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul – FETEMS realiza um ato de mobilização com os servidores públicos estaduais aposentados da educação contra o desconto de 14% sobre a folha de pagamento das pensões e aposentadorias. A manifestação deve reunir em torno de 400 aposentados da área da educação de todos os municípios do estado.
“Novo objetivo é sensibilizar os deputados e governador a rever a alíquota com a apresentação de uma proposta de isenção até o teto ou de uma menor desoneração”, explica o presidente da FETEMS, Jaime Teixeira.
Desde janeiro de 2021, os aposentados e pensionistas passaram a ter um desconto de 14% após a aprovação da Reforma da Previdência. A categoria argumenta que esse desconto é excessivamente alto e impacta negativamente nas condições de vida.
Para fortalecer a manifestação desta quinta-feira, a FETEMS também convidou o Fórum Estadual dos Servidores – composto por sindicatos dos funcionários públicos estaduais.
Os participantes da mobilização também vão acompanhar a sessão plenária, onde o presidente da FETEMS, Jaime Teixeira, irá usar a tribuna para fazer um pronunciamento sobre o assunto. Além disso, haverá apresentação da pauta pelo grupo teatral Maracangalha no saguão.