Organizada pela direção estadual da FETEMS, sob a liderança do Presidente, professor Jaime Teixeira, e da Vice-Presidenta, professora Deumeires Morais, milhares de trabalhadores da educação pública de todos os municípios do Mato Grosso do Sul se concentraram, nesta quarta-feira, dia 24 de abril na Praça Ary Coelho, no centro de Campo Grande – MS, e realizaram uma passeata pelas ruas da capital, defendendo as pautas da 25ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública. As principais pautas dessas mobilizações que estão acontecendo, em todo o Brasil, são:
– Zerar a falta de vagas na Educação Infantil de 0 a 3 anos;
– Revogar a reforma do Ensino Médio;
– Aprovar o novo plano nacional de educação que vai vigorar de 2024 a 2034;
– Fim da contribuição previdenciária para os aposentados;
– Concurso público para os profissionais da educação em todas as redes municipais e na rede estadual de ensino;
– Valorização dos planos de cargos e carreiras dos profissionais da educação com parâmetro mínimo em todo o país;
– Aprovação de um Piso Nacional para os técnicos administrativos da educação básica;
– Democratizar o acesso e estabelecer uma política que garanta a permanência dos filhos dos trabalhadores nas Universidades Públicas;
– Aumentar os investimentos na educação pública.
“Quando vamos para a rua, nós não defendemos só a valorização dos trabalhadores e trabalhadoras da educação, mas defendemos, acima de tudo, o direito à educação de todo cidadão, da primeira infância até a universidade. A Semana Nacional é um grande debate social da nossa educação. E queremos que ela seja laica, democrática e para todos!”, destacou o o professor Jaime Teixeira, presidente da FETEMS, que também ressaltou outros dois pontos importantes. “As duas principais pautas deste ano são a aprovação do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que vai regulamentar toda a educação do Brasil nos próximos dez anos, e também a aprovação do projeto de lei que está no Congresso de revogação do novo ensino médio aprovado em 2017”.
FETEMS forte, 45 anos de lutas pela valorização e defesa dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores da Educação Pública!