Em sua 24ª edição, o Sarau Sindical e Cultural de Campo Grande misturou ingredientes que deixaram o ambiente leve e distribuiu muita alegria e diversão entre os participantes. O espaço foi decorado com carinho pela Secretaria dos Aposentados da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS), que garantiu o sucesso do evento. Para este ano o tema escolhido foi “Arraiá da Reconstrução e Participação Política”.
O evento aconteceu na noite desta quarta no espaço Romeu e Julieta em Campo Grande, onde os(as) aposentados(as) e convidados(as) se divertiram e assistiram a palestras que fortalecem o sindicalismo da educação, apresentações culturais, como dança e declamação de poemas e dançaram a tradicional quadrilha.
Organizadora do evento, a Diretora dos Aposentados da FETEMS, Professora Olinda Conceição da Silva, disse que momentos como estes contribuem para o fortalecimento da categoria e ao engajamento das pautas defendidas pela Federação.
“O Sarau Sindical e Cultura de Campo Grande tem uma importância tão grande para nós aposentados(as), por que é uma forma de a gente atuar politicamente em todas as pautas, mas também com muita arte, com muita leveza, sem aquela pressão que a gente teve durante todos os anos em sala de aula”, falou.
Olinda disse ainda que o Sarau também é um momento de confraternização, “por que a gente encontra e reencontra colegas que atuaram em épocas passadas, então o Sarau tem todos estes elementos, por isso que ele é um sucesso”.
As palestras da noite foram proferidas pelo Presidente licenciado da FETEMS, Professor Jaime Teixeira, que abordou o tema “A importância das políticas públicas para garantia de direitos” e pela Superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Marina Ricardo, que falou sobre “A organização e participação da classe trabalhadora na reconstrução do estado democrático de direito”.
Outro espaço de destaque dentro do Sarau Cultural é o cantinho onde professores(as) podem apresentar e negociar suas obras. Nesta edição a Jornalista Ceyd Morales estava expondo o livro “Releitura do Amor – Poesias marcadas pelo tempo” e a Professora aposentada Jacira Chamarro da Rocha, que estava com o livro “Versos, Reversos e Metaversos”
A Presidenta da FETEMS, Professora Deumeires Morais, destacou o ambiente contagiante e a alegre do Sarau Sindical e Cultura e parabenizou os presentes, que aproveitaram a noite para se divertir e trocar experiência. “Estas confraternizações são muito importantes para a nossa categoria. Aqui nós nos divertimos e aprendemos casa vez mais sobre a importância da nossa luta, que é diária, e isso nos motiva ainda mais para continuarmos buscando e preservando nossos direitos que foram conquistados com muito suor ao longo dos anos”, defendeu.
Deumeires falou ainda que “o Sarau Sindical e Cultura vem para que a gente possa proporcionar para os(as) aposentados(as) momentos de confraternização e de interação para que eles sintam e tenham a certeza de que fazem parte da nossa luta. Eles são a nossa história dentro destes 45 anos, os(as) aposentados(as) foram fundamentais na construção da história da nossa FETEMS, é uma forma de retribuirmos tudo o que eles já fizeram por nós”, concluiu.