Today domingo, 28 de julho de 2024
Breaking News
FETEMS

Site de Notícias da FETEMS

Na luta permanente contra preconceitos e por mais igualdade, FETEMS realiza Seminário “Não há Democracia sem Igualdade Racial”

Na luta permanente contra preconceitos e por mais igualdade, FETEMS realiza Seminário “Não há Democracia sem Igualdade Racial”

Nesta quinta-feira, dia 17 de novembro, a FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), realizou o Seminário “Não há Democracia sem Igualdade Racial”, em alusão ao dia do Combate ao Racismo, por meio da Secretaria de Combate ao Racismo da FETEMS.

                O evento que já faz parte do calendário de atividades da federação, foi realizado no auditório da FETEMS, em Campo Grande, e contou a participação de trabalhadores e trabalhadoras em Educação, dirigentes sindicais, profissionais em Educação, convidados e convidadas, movimentos sociais e diversos setores da sociedade vinculados à educação.

                Durante a manhã a mesa de abertura foi composta pelo presidente da FETEMS, Professor Jaime Teixeira, Deumeires Morais (vice-presidenta da FETEMS), Leuslania Cruz de Matos (Secretaria de Combate ao Racismo da FETEMS), Pedro Kemp (Deputado Estadual pelo PT), Sueli Veiga Melo (Secretária Adjunta da CUT Nacional e representando a CNTE), Iara Guitierrez (Representando a CTB) e Marina Ricardo (dirigente do MST/MS).

                Para o presidente da FETEMS, Professor Jaime Teixeira, “é uma honra receber convidados que enriquecem ainda mais um debate de tamanha importância e é um dever da FETEMS, enquanto entidade sindical e da educação, realizar o debate acerca da igualdade racial”.

O presidente da FETEMS, ressalta ainda que “nos últimos anos vivemos sob a regência de um governo hostil, que inflamou ainda mais a intolerância e o ódio e agora estamos esperançosos na certeza de novos tempos e muito temos a contribuir com debates dentro do âmbito da educação”.

                Já a vice-presidenta da FETEMS, Deumeires Morais, primeira mulher negra a presidir a FETEMS, falou do empoderamento das mulheres e a luta diária no combate ao preconceito. “Nossa luta precisa ser diária, precisamos estar sempre vigilantes e levar o debate para nossas bases. A população preta sofre diariamente com a falta de oportunidades nesse país, não há mais espaço no Brasil para esse tipo de situação”, disse a vice-presidenta.

                Para Leuslania Cruz de Matos (Secretaria de Combate ao Racismo da FETEMS), “o evento alcançou a expectativa deixando mensagens e vários propósitos de luta, persistência e pertencimento do povo preto, além das trocas de experiências decorrentes do racismo e superação”.

Transmitido ao vivo pelas redes sociais da FETEMS, a primeira mesa do Seminário, no período da manhã foi mediada pela pelo professor dr. Onivan de Lima Correa (Secretário de Formação Sindical da FETEMS) e Mara Núbia (Presidenta do SIMTED de Coxim/MS).

A primeira palestra foi realizada pelo professor dr. Mario Teixeira de Sá Junior, com tema “Todo camburão tem um pouco de navio negreiro”. Graduado em História (UFF/RJ); mestre em História (UNESP); pós-doutor em Antropologia (UFMS); professor da Fadir e PPGant UFGD.

A segunda palestra da manhã, foi realizada pela advogada Camila Torres Cesar que abordou o tema “Crianças negras e trabalho infantil no Brasil”.

Camila é doutoranda em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da USP, Mestre em Direito Político (Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM/SP); membro das Comissões do Quinto Constitucional e de Política Criminal e Penitenciária da OAB/SP; coordenadora Nacional de acessibilidade do IBCCrin – Instituto Brasileiro de Ciências Criminais; consultora em DE&I; colaboradora voluntária do Projeto Incluir Direito da USP; cofundadora do Instituto Formação Antirracista.

Logo depois das brilhantes exposições dos temas, foram realizadas intervenções dos participantes, enriquecendo o evento com debate entre palestrantes e participantes.

Após um rápido intervalo para o almoço, às 13h30, as atividades foram retomadas com a vice-presidenta da FETEMS, Deumeires Morais juntamente com o deputado estadual Amarildo Cruz e Negranara (Coordenadora Estadual do Movimento Negro Unificado).

O segundo painel do Seminário de Combate ao Racismo teve a primeira palestra da tarde com a Professora Drª Cíntia Santos Diallo (Pós-doutora em Educação (UFMS/CPAN/2019), doutora em História (UFGD/2017), mestre em Educação (UNISUL/2005), licenciada em História e Pedagogia, docente efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Coordenadora Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia/ CEPEGRE-UEMS. Presidente da Comissão de Verificação Fenotípica/UEMS. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Membro da Associação Internacional dos Pesquisadores Latino-americanos e Caribenhos. Pesquisadora Cátedra UNESCO/UFGD. Vice-líder do GEPEGRE/CNPq. Área de Pesquisa: Ensino de História da África, Educação das Relações Étnico-raciais, Feminismo Negro, Ações Afirmativas) que palestrou sobre o tema “Educação antirracista: conquistas e desafios.”

A segunda palestra da tarde foi com a advogada Bianca Cavalcante Oliveira (Advogada, especialista em Direito das Mulheres e Práticas da Advocacia Feminista pela Escola Superior de Direito. Mestranda em Fronteiras e Direitos Humanos pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Cofundadora do coletivo feminista “Empoderamento Feminino”. Atualmente é assessora jurídica do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial e Étnica (NUPIIR) da Defensoria Pública do estado de Mato Grosso do Sul) e ministrou sobre o tema “Os desafios da juventude negra diante de uma sociedade culturalmente racista.”

A terceira palestrante foi a Professora Iêda Leal, Graduada em Pedagogia/PUC GO, Especialista em Métodos Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira. Ativista do Movimento Negro e do Movimento Sindical. Atualmente Secretária de Combate ao Racismo da CNTE; Secretária de Comunicação da CUT GO; Conselheira do Conselho Estadual de Educação de Goiás/CEE-GO; Coordenadora do Centro de Referência Negra Lélia Gonzáles; a atual Coordenadora Nacional do MNU – Movimento Negro Unificado. Mora na cidade de Goiânia /GO) e que falou sobre o tema “Recontar a história pela memória da população negra.”

A mesa foi coordenada pela Secretária de Assuntos Educacionais da FETEMS, professora Sueli Veiga e Leuslania Cruz de Matos (Secretaria de Combate ao Racismo da FETEMS).

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *