A FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) se solidariza às comunidades Guarani e Kaiowa do município de Amambaí, que na tarde de hoje, 24 de junho, foram covardemente atacadas em uma ação da ação da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.
A Federação é veementemente contra qualquer tipo de ação que coloque em risco a vida dos nossos irmãos indigenistas, ao qual tanto têm sofrido ataques e perdidos seus direitos e suas terras, e episódios como estes tem o intuito apenas de dizimar os povos indígenas.
O Conselho Indigenista Missionário (CIMI) confirma que também há indígenas desaparecidos, entre mulheres e crianças, no município de Navaraí, em outra ação, feita por indígenas Kaiowá e Guarani na noite desta quinta-feira, para recuperar parte do território ancestral denominado Kurupi/São Lucas. Em comunicado, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) informou que a ação da PM teria ocorrido sem ordem judicial.
Repudiamos a ação arbitrária da Polícia Militar em nosso Estado, e pedimos respeito à todas as comunidades indígenas que lutam e resistem dia a dia.
Direção da FETEMS