A Confederação Sindical da Educação dos Países de Língua Portuguesa (CPLP-SE) se junta a campanha para apoiar os esforços dos sindicatos de educação em todos os lugares para melhorar os salários, as condições de trabalho e garantir o respeito que os 32 milhões da membros da IE merecem.
Em 24 de janeiro de 2023 a Internacional da Educação (IE) lançou a campanha global por mais investimento na educação pública. A campanha “Fazemos a escola pública! Por mais investimento em educação” – apoiará as organizações membros da IE em sua luta contra cortes orçamentários, austeridade e privatizações, e ao mesmo tempo se mobilizam para construir educação pública inclusiva e de qualidade social para todos, todas e todes
A Confederação Sindical da Educação dos Países de Língua Portuguesa (CPLP-SE) se junta a campanha para apoiar os esforços dos sindicatos de educação em todos os lugares para melhorar os salários, as condições de trabalho e garantir o respeito que os 32 milhões da membros da IE merecem. Como afirmou o Secretário Geral da IE: “Vamos nos unir e nos mobilizar para pressionar os governos a financiarem totalmente a educação pública e investir na valorização dos/as profissionais da educação”.
Neste sentido, a CPLP-SE, se solidariza com os/as Trabalhadores/as em Educação do Brasil, que enfrentam uma luta para impedir que no PLP 93/2023 o Fundo que financia a Manutenção e o Desenvolvimento da Educação Básica e a Valorização dos/as Profissionais da Educação seja incluído no Arcabouço Fiscal que limita os investimentos do Governo Federal em Políticas Públicas para atender as demandas sociais do povo brasileiro.
O Brasil é uma referência para os países de língua portuguesa e torcemos que seja um exemplo nos investimentos necessários para garantir o acesso de todas as pessoas na educação escolar, estimulando a permanência com aplicação de uma educação com qualidade social e a devida valorização dos e das profissionais da educação.
Viva a luta da IE!
Viva a luta da CPLP-SE!
Viva a luta da CNTE,
CONTEE e PROIFES!
Aveiro, 20 de maio de 2023.