No mês de julho, a FETEMS apresentou a todos os candidatos uma carta compromisso, elaborada com a categoria, contendo doze itens que são as principais pautas dos(as) Trabalhadores(as) em Educação e o único que não assinou o documento foi o Capitão Contar.
A FETEMS, como é tradicional, realizou no mês de agosto o debate com todos os candidatos ao governo do Mato Grosso do Sul e oportunizou que a categoria pudesse conhecer as opiniões e propostas quanto a assuntos ligados as pautas da Educação.
Após o primeiro turno, o único candidato que procurou a FETEMS para debater novamente todos os pontos do documento foi o candidato Eduardo Riedel, o mesmo participou de um encontro com os presidentes dos Sindicatos Municipais filiados à Federação e na oportunidade os presidentes puderam debater ponto a ponto do documento supra-citado. Portanto, entre os dois candidatos que disputam o segundo turno, quem assumiu a pauta dos(as) educadores(as) foi o Eduardo Riedel. Veja, anexo, o documento assinado.
A Federação entende que a luta sindical da categoria continuará forte, no entanto esta luta terá mais chance de êxito na existência de um pré compromisso do candidato ao governo.
Veja a Carta Compromisso assinada pelo candidato ao governo do Estado, Eduardo Riedel