No dia 25 de janeiro, o Presidente da FETEMS, Professor Jaime Teixeira, Deumeires Morais (Vice-Presidenta), Onivan Correa de Lima (Secretário de Formação Sindical), Sueli Veiga Melo (Secretária de Políticas Educacionais), Ana Maria Oliveira (Secretária Geral) e Iara Gutierrez Cuellar (Secretária de Saúde do Trabalhador) se reuniram com o Prof. Dr. Marlon Leal Rodrigues (Coordenador do NEAD/UEMS) juntamente com o Prof. Dr. Celso Abrão dos Reis (NEAD/UEMS) para finalizar os últimos detalhes do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em “Linguagem, Educação, História e Movimentos Sociais”.
A previsão de início do curso (que será totalmente gratuito) é para o final do primeiro semestre deste ano. Serão ofertadas cem (100) vagas, para os(as) professores(as) e administrativos filiados a FETEMS, com duração de 12 meses e de forma presencial.
Assim que as informações das inscrições forem definidas, a FETEMS publicará nos canais de comunicação da Federação.
“Pensando sempre na valorização profissional dos(as) Profissionais em Educação, nos reunimos com os Professores da UEMS, Dr. Marlon Leal Rodrigues e Dr. Celso Abrão dos Reis para finalizarmos as tratativas e organização da parceria entre a FETEMS e a UEMS com o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em “Linguagem, Educação, História e Movimentos Sociais para Professores(as) e Trabalhadores(as) Administrativos em Educação filiados a nossa Federação, lembrando que o curso será totalmente gratuito. É fundamental a participação da nossa categoria nesses cursos, principalmente para aqueles(as) que ainda não tiveram a oportunidade de cursar uma pós-graduação poderem concluir o curso superior”, enfatizou o Presidente da FETEMS, Professor Jaime Teixeira.
Do total de vagas, trinta (30) serão destinadas para a comunidade externa para os segmentes segmentos: movimentos populares ligados a questão da terra, trabalhadores vinculados a CUT e a CTB, negros, povos nativos, pessoa com deficiência e LGBTQIA+.
A concepção do curso foi elaborada para desenvolver um trabalho reflexivo na relação na interface entre a linguagem, a educação, a história e os movimentos sociais, e ainda em relação às demais áreas de humanidades. A concepção que norteia o curso é a problematização da posição de professor/educador, a partir de sua perspectiva, face a conjuntura histórica e política da qual se coloca como protagonista.
A área de concentração se constitui dos Estudos da Linguagem cujas linhas de pesquisa são: linguagem e movimento sociais, educação e movimentos sociais e história e movimentos sociais.
A elaboração do projeto conta com a participação de professores(as) indicados pela FETEMS e de professores do NEAD/UEMS que ministrarão as disciplinas.