Today quarta-feira, 13 de novembro de 2024
Breaking News
FETEMS

Site de Notícias da FETEMS

Profuncionário: programa aguarda edição de portarias para ser retomado

Profuncionário: programa aguarda edição de portarias para ser retomado

Na semana em que se comemora o Dia Nacional dos Profissionais da Educação (6 de agosto), o secretário executivo da CNTE, José Valdivino de Moraes, se reuniu com o Ministério da Educação para avaliar a retomada do programa Profuncionário. 

“A finalização do trabalho da equipe para retomar o Profuncionário depende que o MEC institucionalize, ou seja, refaça ou reedite as portarias que instituem o programa e o Conselho Gestor do Profuncionário”, explica o dirigente, que participou da reunião na última segunda-feira (5). 

Criado em 2007, o Profuncionário foi, por muitos anos, um dos principais meios na formação dos trabalhadores da educação, tendo beneficiado milhares de profissionais que atuam nas áreas de gestão escolar, alimentação, multimeios didáticos e infraestrutura, com cursos técnicos de capacitação em nível médio.

A iniciativa chegou a ser ampliada em 2010, contemplando cursos de nível superior, priorizando a formação dos(as) profissionais. Entretanto, a partir de 2016, sofreu uma desaceleração, sendo pausado em 99% dos municípios brasileiros.

A Presidenta da Federação do Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS), Professora Deumeires Morais, destaca que é muito importante a retomada do Produncionário, por que proporciona oportunidade aos(as) funcionários(as) administrativos buscarem novos desafios e evoluir em seus cargos.

“O Profuncionário oferece oportunidade para quem busca mais conhecimento e consequentemente melhor salário, por isso, considero muito importante a retomada deste programa. Aqui no estado temos avançado em parcerias com universidades públicas no sentido de oferecer cursos de formação em nível superior e com as prefeituras para o ensino médio, onde são oferecidos cursos de educação continuada para os(as) administrativos que desejam avançar na carreira dentro da escola pública”, finalizou.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *