Representando a Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS), no 10º Congresso Mundial da Internacional da Educação (IE), que acontece em Buenos Aires, na Argentina, a Presidenta Professora Deumeires Morais, a Diretora de Políticas Educacionais, Sueli Veiga Melo e o Diretor de Formação Sindical, Onivan Lima Correa, participaram do primeiro dia de atividades neste sábado (27). Neste ano o encontro tem como tema “Crescendo nossos sindicatos, elevando nossas profissões, defendendo a democracia”.
O Congresso Mundial é o mais alto órgão decisório da Internacional Educação. Ele reúne sindicalistas da educação de todo o mundo para liderar coletivamente o movimento global de educação. O 10º Congresso Mundial acontece de 29 de julho a 2 de agosto, com eventos pré-congresso em 26, 27 e 28 de julho.
No primeiro dia, o público foi dividido em duas atividades. Os representantes da FETEMS participaram do Seminário da Educação Indígena, que teve a apresentação da Professora Indígena Luciene Camargo, de Dourados, que participa do projeto de pesquisa da Internacional Educação para a América Latina. “Viemos prestigiar a professora Luciene que é de Mato Grosso do Sul, representando a educação indígena brasileira” disse Deumeires.
“Foi um importante momento onde nós pudemos conhecer a conjuntura de como está a educação indígena nos demais países e que não é muito diferente do Brasil. A população indígena vem sofrendo com discriminação, preconceito, falta de investimento e falta de formação, o que observamos, é que a cultura indígena não tem sido valorizada e não é feito nenhum trabalho para que eles possam manter de geração em geração suas tradições”, completou a Presidenta da FETEMS, Deumeires Morais.
Programação
29 de julho (das 9h30 às 12h30) – Cerimônia de abertura
30 de julho – Reuniões paralelas
30 de julho – Reuniões regionais paralelas
1º de agosto – Cerimônia de prêmios
2 de agosto – Cerimônia de encerramento
2 de agosto – Reunião do conselho executivo
Sessões temáticas
14h30min às 16h
– Por mais investimento da educação pública! – Melhorando salários e condições de trabalho;
– Recuperar a autonomia do profissional docente;
– Acabar com a violência e com o assédio na educação: Pela ratificação da Convenção 190;
– Inteligência Artificial e educação: Luzes e sombras para a profissão do docente;
– Construindo o futuro: Empoderando a filiação de trabalhadores mais jovens;
-Transformando o financiamento da educação pública;
16h30min às 18h
– Melhores salários, condições de trabalho e estabilidade profissional na educação da primeira infância: O papel dos sindicatos;
– Educar pelo planeta: Por uma educação de qualidade para o meio ambiente;
– Enfrentamento do autoritarismo: Unindo forças para a igualdade de gênero e por direitos;
– Estar bem para trabalhar bem: Priorizando o bem-estar do profissional da educação;
– Solidariedade internacional: Em defesa da democracia e dos direitos;
– Valorização dos trabalhadores da educação: Combater os cortes e as privatizações.