O Secretário de Comunicação da FETEMS, Onivan Correa participou nesta sexta-feira (17) do coletivo de formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) que se reuniu para debater a proposta de um curso para dirigentes sindicais das entidades filiadas que possa preparar para os problemas da atual conjuntura política de militarização das escolas, divisão, ódio e fascismo. A CNTE já tem uma plataforma de formação sindical – a ideia é oferecer um novo curso nessa plataforma, com diferentes tipos de materiais e com o apoio dos sindicatos filiados para fortalecer a democracia.
“Foi uma reunião do coletivo de formação da CNTE para socializar as nossas experiências de formação e para conhecer o material de formação que a CNTE disponibiliza em seu site. Importante momento para sugerir novas ideias e desenvolver a formação com outros assuntos relevantes que requer dos trabalhadores em educação atualização da formação para compreender a nossa conjuntura e também desenvolver uma formação sindical capaz de refletir o nosso cotidiano, defender a democracia e construir uma sociedade mais justa e igualitária”, enfatizou Onivan de Lima Correa, Secretário de Formação Sindical da FETEMS.
A secretária de formação da CNTE, Marta Vanelli, relata que um dos eixos importantes desse curso de formação é incluir a nova geração de trabalhadores/as da educação. “O jovem não se sente pertencente ao sindicato. Os aposentados vêm e abraçam o sindicato porque eles fizeram a luta. O novo que chega encontra tudo pronto. Estou conversando com o coletivo de juventude para incluir esse público na formação”, ressalta.
Ao longo da reunião os participantes defenderam investimento dos sindicatos nessa área. Outro ponto questionado foi sobre a formação em redes sociais e novas tecnologias.