No dia 10 de maio, a Presidenta do SIMTED de Coxim, Professora Mara Núbia foi convidada pela Secretária de Educação Márcia Gonzalez para participar de uma reunião na prefeitura. Nessa reunião foi discutido o projeto de lei da reforma da previdência e anunciado pela secretária de gestão e secretária de educação que o percentual Aplicação do Piso será de 18% agora no mês de maio, com retroativo em parcela única de janeiro a abril/22, não cumprindo o reajuste estabelecido em 2022 de 33,24%, conforme determinada na Lei n. 11.738/2008.
Após a reunião a categoria realizou um ato na Câmara Municipal, com a presença do SIMTED de Coxim e dos Profissionais em Educação contra o não cumprimento da Lei do Piso para os(as) Professores do Magistério e contra a Ditadura implantada pela Secretária de Educação Marcinha contra os(as) funcionários(as) e Professores(as) do CEI Maria Santana de Araújo.
“A Secretária de Educação Márcia Gonzalez se comprometeu em retomar as negociações em agosto para assim alcançar o percentual do Piso nacional dos Professores do Magistério estabelecido na Lei 11.738/2008 para 2022, que é de 33,24%. Esperamos que a secretária cumpra a palavra, neste momento em que estamos vivendo uma conjuntura política com retirada de direitos e um ano com eleições para Presidente, Deputados Estaduais e Federais e senador. Esse percentual oferecido não é o esperado pela categoria e não significa que estamos satisfeitos. No entanto, o SIMTED e a categoria estão unidos e continuarão lutando pela valorização dos(as) Profissionais em Educação”, enfatizou a Presidenta do SIMTED de Coxim, Mara Núbia.
PREFEITO EDILSON MAGRO pague o reajuste de 33,24% aos Professores da Rede Municipal de Ensino de Coxim. Cumpra a Lei Federal n. 11738/2008. Lembrando que em 2021 o reajuste foi 0% devido ao decreto do Governo Federal e os repasses para o pagamento dos Professores estão garantidos no valor do custo aluno do FUNDEB/2022.
O SIMTED de Coxim-MS continuará cobrando, denunciando e lutando em Defesa das relações democráticas de respeito, assim como de uma Educação Pública, Democrática, Laica e de Direito!