O SIMTED de Pedro Gomes e a categoria mantém firme o movimento grevista pela luta do Piso Salarial Nacional. Os(as) Trabalhadores(as) em Educação demonstraram sua força e união nesta terça-feira(20) e quarta-feira(21), quando promoveram uma carreata nas ruas da cidade e uma manifestação em frente à prefeitura em protesto pelo descaso do Poder Público com a qualidade do Ensino do Município.
A mobilização é constante, e nesta quinta-feira, já está marcado um apitaço com panfletagem e uma carreata pelas ruas da cidade.
O motivo principal, é uma defasagem salarial acumulada em relação ao valor do Piso Nacional que já chega a 41,77%
A Vice-Presidenta da FETEMS, Deumeires Morais e Paulo Cesar Lima, Secretário de Administração e Patrimônio da entidade estiveram em Pedro Gomes, na segunda-feira(19). A FETEMS continua prestando apoio aos trabalhadores e trabalhadoras em educação do município, pois a luta é de todos(as). “O Piso é uma conquista histórica da categoria, fruto de muita mobilização e resistência, e precisa ser defendido e cumprido em todos os estados e municípios do país. Garante a qualidade da educação, a valorização profissional e a dignidade dos educadores e educadoras que atuam na rede pública de ensino. Não vamos aceitar retrocessos ou ameaças ao piso nacional dos professores”, ressaltou, Deumeires Morais, Vice-Presidenta da FETEMS.
A Presidenta do SIMTED, Luzenir Severo dos Santos, entidade que representa os trabalhadores em educação do município, enfatizou que o Piso Nacional é o valor mínimo que deve ser pago aos docentes da rede pública. “Ela afirma que a aplicação do Piso é necessária pois é uma forma de valorizar os(as) professores(as) e qualificar a educação pública da rede municipal. Destaca as dificuldades enfrentadas pelos professores diante da pandemia de COVID-19 e que a categoria merece além da valorização, respeito. Ela conclui fazendo um chamado à mobilização e à resistência dos trabalhadores em defesa de seus direitos e da educação pública.
Histórico
Em 2022 o prefeito de Pedro Gomes, concedeu um reajuste de apenas 10%, enquanto o índice de reajuste do Piso Nacional, foi de 33,24%. Nesse ano, o Executivo Municipal foi intransigente quanto a possibilidade de uma solução quanto aos impasses nas negociações, restando ao SIMTED judicializar a questão.
Em 2023, o reajuste foi de 14,95, e o prefeito continuou descumprindo a legislação, não concedendo reajuste algum a categoria, demonstrando profundo desrespeito à Educação Pública do Município.
O Valor do Piso Nacional está em R$ 2.210,27 no Nivel I, pago para 20 horas. Enquanto em Pedro Gomes o prefeito paga apenas R% 1.587,73. Pedro Gomes, ocupa a 73º posição do Ranking Salarial dos 78 municípios divulgados pela FETEMS.