Gracindo Ramos
O SIMTED Dourados encaminhou ofício à Secretaria Municipal de Educação de Dourados (MS), nesta quarta-feira (14), questionando mudanças no procedimento de lotação de professores e professoras da Rede Municipal de Ensino.
A entidade ressalta que a última resolução em vigência que trata do tema, Resolução/SEMED n°147/2011, prevê que o período de lotação deve ser respeitado seguido da ordem de antiguidade na unidade de ensino.
Segundo denúncias recebidas pelo sindicato, muitos docentes que possuem lotação em outro período ficam comprometidos, podendo até ficarem excedentes, pois a orientação da Semed neste ano seria de que seja considerado apenas a ordem de chegada na unidade.
O sindicato destaca que a orientação prejudica os profissionais e unidades na organização de suas cargas horárias. Tal medida arbitrária fere e desrespeita o princípio democrático defendido na gestão educacional.
O SIMTED solicita a revogação da orientação da secretaria que está em desacordo com a resolução vigente e cobra o seu cumprimento respeitando o período/turno de lotação.
Caso a orientação continue desrespeitando a resolução vigente, o sindicato pode recorrer à medidas judiciais cabíveis.
O ofício também solicita uma agenda urgente com a SEMED para tratar do tema em questão e de outras demandas referentes a educação municipal.