Ontem, dia 08 de fevereiro, a diretoria do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em educação de Nioaque/MS (SIMTEN), filiado à FETEMS/CNTE, e o Presidente Professor Sérgio Corrêa Moreira e o primeiro secretário Professor Paulo Pereira da Silva (Paulinho), reuniram-se no gabinete da prefeitura municipal de Nioaque-MS com o prefeito Valdir Couto de Souza Júnior, o presidente da Câmara Municipal vereador Silas Nunes Ferreira e os secretários municipais: Professor Emerson Augusto Nahabedian Ramos (Educação), Murilo José Rosseto (Finanças), Jeferson Campos Zakimi (Governo) e o procurador Jurídico da prefeitura Ricardo Vicente de Paula.
A reunião foi solicitada ainda no mês de janeiro pela diretoria do sindicato com objetivo de discutir a valorização dos trabalhadores em educação do município de Nioaque-MS, por meio de reajustes nos salários e organização das carreiras. Por parte dos representantes sindicais foi reiterada a necessidade da reposição salarial de toda a categoria, professores e servidores administrativos, tendo em vista a defasagem de salários e o efeito corrosivo da inflação nos últimos anos, que impactou sobremaneira no orçamento das famílias dos trabalhadores, considerando ainda a majoração já anunciada nos repasses da união por meio do Fundeb para os estados e municípios a partir de janeiro de 2022.
Durante reunião, a diretoria do sindicato aproveitou para reiterar ao executivo municipal a importância da retomada do diálogo permanente e franco, na reunião foram apresentados os números do orçamento municipal e feita uma análise minuciosa dos impactos financeiros.
Por parte do prefeito Valdir Júnior e sua equipe foi colocado o desejo e um prévio planejamento em conceder as reposições de salários e ressaltada a preocupação com dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Houve um debate respeitoso entre as partes, acompanhado atentamente pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Silas Ferreira, ao final da reunião ficou acordado que será concedido o maior percentual de reajuste possível à categoria nos limites permitido pela legislação vigente.
Valdir Júnior assumiu o compromisso com o sindicato que encaminhará já na próxima semana o projeto de lei ao poder legislativo já com os percentuais definidos. O presidente Sérgio e o Secretário Paulo, avaliaram positivo o encontro, pois propõem fazer uma gestão sindical com menos judicialização e mais diálogos, e apresentar resultados práticos à categoria.