A FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) iniciou uma campanha chamada “IGUALDADE SALARIAL JÁ! CHEGA DE INJUSTIÇA COM OS PROFESSORES CONVOCADOS!” para que o Governo do Estado equipare o salário dos Professores Convocados com o dos Efetivos, que está defasado em aproximadamente 52%, embora os convocados tenham o mesmo nível de formação, atribuições, e responsabilidades.
Na manhã desta segunda-feira (21/02), o SINTED fez o uso da tribuna, na Câmara Municipal de Três Lagoas, para a leitura e entrega da Moção de Apoio aos vereadores, manifestando posicionamento em favor dos Profissionais da Educação da Rede Estadual, reivindicando equiparação salarial entre professores convocados e efetivos.
A presidente do SINTED, professora Maria Diogo, pontuou que “o professor convocado com nível superior ganha R$2.049,00, enquanto um professor efetivo com o mesmo nível ganha R$4.190,00, ou seja, os dois tem o mesmo nível de formação, contudo não são valorizados com o princípio da isonomia salarial”.
“Nós entendemos que isso é injusto, imoral e ilegal. O governo estadual ter promovido um desmonte tão grande. Todos trabalham da mesma forma, tem a mesma formação e atribuições”, completou a presidente.
Os vereadores Negu Breno, Dr. Paulo Veron (participação on-line), Marcus Bazé, André Bittencourt, Dr. Issam, Britão do Povão, Evalda Reis, Charlene Bortoleto, Marisa Rocha, sargento Rodrigues, Sayuri Baez, Tonhão, Sirlene dos Santos Pereira, Jorge Aparecido Queiroz, Davis Martinelli, Silverado e Dr. Cassiano Maia apoiaram a campanha.
“Sem dúvida um assunto relevante. Todos 17 vereadores, somos solidários, podem contar conosco”, afirmou o presidente da Câmara, Dr. Cassiano Maia.