A presidenta da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Deumeires Morais participa nesta manhã (05), de uma live internacional com o tema “A liderança docente na transformação da educação: A transformação da educação começa com os professores”.
Deumeires destaca que em tempos repressivos é preciso lembrar do legado de Paulo Freire, ao qual, por meio da pedagogia do afeto acreditava que o papel do professor ia além do ensinar, pois para ele o ato de ensinar está diretamente relacionado ao de aprender.
“Uma sociedade mais justa e humana, passa pelo professor e pela professora, e é possível viver uma transformação social a partir da sala de aula, e no dia de hoje e em todos os dias, nós, da direção da Fetems, queremos render homenagens pela sua imensa importância em nossa sociedade”, disse Deumeires.
Convocado pela Internacional da Educação, UNESCO, Organização Internacional do Trabalho e UNICEF, o Dia Mundial do/a Docente 2022 tem como objetivo destacar o trabalho de educadores/as e convocar os governos a investir na profissão docente, confiar, engajar e respeitar esses profissionais.
Na atual conjuntura política e social que o país vive, o trabalho do docente torna-se ainda mais essencial. Cada trabalhador e trabalhadora da educação faz parte da formação escolar e contribui para o desenvolvimento de alunos e alunas, e com o progresso e formação social do país.
Além da responsabilidade de passar o conhecimento às crianças, jovens e adultos dentro da sala de aula, professor e professora são parte da formação ética e cidadã dos(as) alunos(as).