Ontem, dia 03 de agosto, a FETEMS realizou o Curso de Formação Sindical com o tema “Para Fortalecer a nossa Organização e a Luta” com mais de 180 participantes dos 74 SIMTEDs.
A mesa de abertura foi composta pelo Presidente da FETEMS, Professor Jaime Teixeira, Deumeires Morais (Vice-Presidenta da FETEMS) e mediada pelo Secretário de Formação Sindical da FETEMS e da CUT-MS, Onivan de Lima Correa.
O Presidente da FETEMS, Professor Jaime Teixeira destacou “a importância da Formação para a categoria na luta sobre seus direitos e deveres, bem como para estimular a participação dos(as) trabalhadores(as) em educação nas instâncias de decisão e nas mobilizações sindicais, fortalecendo a democracia interna e a representatividade da FETEMS”.
A abertura contou com um delicioso café da manhã, momento de abertura e acolhida dos(as) cursistas e com a mística com o tema “Provocações e a Teoria Política” apresentada pelo Secretário de Formação Sindical da FETEMS e da CUT-MS, Onivan de Lima Correa e Olinda Conceição da Silva (Secretária dos Aposentados da FETEMS).
“Agradecemos por participar presencialmente da nossa Formação Sindical, com o Fascículo 2. Momento importante para estudar e fazer parte do processo de Formação da classe trabalhadora. A FETEMS agradece a participação e o compromisso de tod@s e convoca para participar do momento online no dia 15 de agosto (das 18h às 21h)”, enfatizou o Secretário de Formação da FETEMS, Onivan de Lima Correa.
A formação foi assessorada pelo Educador Popular Jeová Simões, com o tema “Teoria Política e as Políticas Educacionais”.
Após o almoço, para animar os(as) delegados(as) presentes aconteceu o Momento do Alongamento, com a Professora Ana Maria Antunes, de Três Lagoas.
No período da tarde, o Educador Popular Jeová Simões deu continuidade da palestra com o tema “Teoria Política – Gestão Sindical diante da Conjuntura Política”.
A Vice-Presidenta da FETEMS, Deumeires Morais, ressaltou, “o objetivo que o estudo possui em qualificar os(as) trabalhadores(as) em educação para atuarem como agentes transformadores da realidade educacional e social, para se tornarem ainda mais comprometidos(as) com a construção de uma sociedade mais justa e solidária”