Entre os dias 24, 25 e 26 de julho, a Vice-Presidenta da FETEMS, Deumeires Morais, a Secretária de Políticas Educacionais da FETEMS) Sueli Veiga e Fátima Silva (Secretária Geral da CNTE e Vice-Presidenta da IEAL) e mais de uma centena de Professores(as) estão reunidos em San José, Costa Rica, para o Encontro Regional da REDE de Trabalhadores da Educação da International Education for Latin America (IEAL).
“Eu e a professora Sueli Veiga estamos participando do Encuentro Regional de La Red de Trabajadoras de La Educacion que está acontecendo em San José, Costa Rica que reúne educadoras representantes de toda a América Latina para debater as conjunturas política, econômica e educacional dos países aqui presentes para pensarmos juntas estratégias para promover a participação política e ativismo das educadoras, para promover o fortalecimento da luta sindical em toda a América Latina. Temos que unir forças para que a qualidade da Educação Pública possa avançar de forma que seja a transformação da sociedade que queremos”, enfatizou a Vice-Presidenta da FETEMS, Deumeires Morais.
Durante o evento estão sendo destacadas iniciativas como a campanha pela ratificação da Convenção 190 da OIT e o lançamento do Observatório REDE: Sumemos Igualdad. Este encontro faz parte da dinâmica da REDE e é o segundo a ser realizado depois que, após a pandemia, os espaços presenciais foram retomados. Nesta ocasião, são esperados mais de cem professores de toda a região, em sua maioria mulheres, e representantes de 18 organizações filiadas ao IEAL.
O evento está sendo mediado por Fátima Silva, secretária-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação do Brasil (CNTE) e vice-presidente do Comitê Regional do IEAL; Sonia Alesso, Secretária Geral da Confederação dos Trabalhadores em Educação da República Argentina (CTERA) e membro do Comitê Executivo Mundial de Educação Internacional (IE) e Gabriela Sancho, coordenadora do Escritório Regionada IEAL. Além disso, o evento contará com a participação de dois deputados brasileiros que estarão presentes como convidados.
Este ano, o encontro está dividido em três dias durante os quais os(as) participantes poderão partilhar a situação dos seus países e organizações, conhecer as mais recentes iniciativas da REDE e participar em dois espaços de formação, além dos workshops. Uma delas se chamará “A opinião pública também é nossa: a comunicação para as sindicalistas”, focada em fornecer às participantes ferramentas básicas de comunicação que permitam aos professores posicionar seus temas e agendas dentro e fora de suas organizações e gerar reflexão sobre a necessidade de dar visibilidade ao trabalho das mulheres nas organizações.