O Presidente da FETEMS, Jaime Teixeira, e a Vice-presidenta, Deumeires Morais, juntamente com diretores acompanharam a visita do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta sexta-feira, dia 12 de abril, em Campo Grande – MS. O presidente Lula participou do evento comemorativo ao embarque do primeiro lote de proteína animal exportada para a China, a partir da fábrica da JBS, localizada na BR 060, saída para Sidrolândia. Em março, o país asiático habilitou 38 novas plantas para receber carne importada do Brasil, quatro são de Mato Grosso do Sul.
Durante o discurso, Lula ressaltou os avanços do Brasil na área econômica e enfatizou sobre a importância da educação para a redução da desigualdade social. Relembrou sobre dos 100 novos campi de institutos federais de educação em todo país, sendo dois em MS, Paranaíba e Amambai.
“Ninguém nasce gostando de ser pobre, as pessoas são pobres porque não tem oportunidades. É o estado que precisa oferecer condições para as pessoas progredirem na vida. É a educação, a qualificação profissional que dão competitividade ao país. Quanto mais qualidade profissional tiver os nossos jovens, mais qualidade terá os nossos produtos, sejam eles carne, verdura ou o que mais quisermos vender”, afirmou Lula, que reforçou sobre o Programa Pé de meia, lançado no início do ano para oferecer incentivo financeiro a estudantes do ensino médio de colégios públicos para estimular a permanência e a conclusão dos estudos, além da participação em exames educacionais nacionais e subnacionais.
“Eu quero que o filho do mais pobre, o filho do trabalhador, possa ser doutor, engenheiro, advogado… o que ele quiser ser. Por que é isso que vai qualificar esse país e nós vamos transformar o Brasil em classe média”, frisou Lula.
Essa foi a primeira visita a Mato Grosso do Sul desde o início do terceiro mandato.