A Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS) participa com uma delegação com mais de 40 pessoas da II CONAPE, em Natal/RN, e nesse sábado, no período da manhã, as apresentações de Trabalhos e Pesquisas, teve a participação do Secretário de Formação Sindical da FETEMS, Prof. Dr. Onivan de Lima Correa, da Secretária Geral da FETEMS, Professora Ana Maria Oliveira e a Professora Joeci das Dores Gonçalves Sambrana (Coordenadora Pedagógica da Escola Rural Carlos Cárcano e Extensões em Corumbá/Ms).
Professor Dr. Onivan de Lima Correa, explica que o “foi um momento especial de apresentar um texto produzido com os co-autores: Andréia Militão (Uems/ANFOPE), Fabio Perboni (UFGD) e Josefa dos Santos Silva (Professora da Educação Básica/ Mestranda em Educação pela UEMS/Campo Grande) com o objetivo de pesquisar e compreender como se deu o processo de organização e realização da CONAPE no Estado de Mato Grosso do Sul”.
A professora Ana Maria Oliveira (Secretária Geral da FETEMS), apresentou seu trabalho de pesquisa por meio de comunicação oral na II CONAPE. No eixo: Valorização e Formação dos Profissionais da Educação, a professora Ana Maria Oliveira explanou sobre “A Interferência das Igrejas Evangélicas Neopentecostais, no processo de organização e valorização dos Profissionais da Educação, um olhar a partir da FETEMS”.
“Participar da Conferência Nacional Popular de Educação – CONAPE nos instiga a seguir lutando e resistindo em defesa de uma Escola Pública democrática, laica, gratuita, plural, desmilitarizada, inclusiva, de qualidade social e com VALORIZAÇÃO profissional”, finaliza a Secretária Geral da FETEMS, Ana Maria Oliveira.
Já a Professora Joeci das Dores Gonçalves Sambrana (Coordenadora Pedagógica da Escola Rural Carlos Cárcano e Extensões em Corumbá/Ms) explanou sobre a rotatividade e a formação dos professores numa determinada escola da zona rural do município de Corumbá/MS.
“Foi muito gratificante, principalmente pelo fato em conseguir expor a realidade a qual enfrentamos e lidamos no cotidiano do espaço escolar de zona rural numa determinada instituição do município de Corumbá. Acredito que a exposição deste tipo de enfrentamento que vivenciamos possa contribuir com estudos e políticas educacionais com relação a educação do campo. Em prol de uma qualidade educacional aos nossos estudantes”, explica a Professora Joeci das Dores Gonçalves Sambrana.
A Presidenta da FETEMS, Deumeires Morais, que também está na delegação de MS participando da II CONAPE, destaca a importância dos trabalhos apresentados: “Parabenizo a cada um e cada uma pelo empenho e sucesso na explanação e principalmente, parabéns pela iniciativa na dedicação à pesquisa na área da educação, pois somente com essas pesquisas poderemos oferecer uma educação com muito mais qualidade para todos e todas”.