O Presidente da FETEMS, Professor Jaime Teixeira, Deumeires Morais, Vice-Presidenta; Onivan Lima Correa, (Secretário de Formação Sindical) e Olinda Conceição da Silva; (Secretária dos Aposentados), da FETEMS, participaram nesta quinta-feira(21), da Roda de Conversa Inclusiva da ACP. O evento foi alusivo ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado desde 1982, no dia 21 de setembro.
O Presidente da ACP, Gilvano Kunzeler Brozoni e a Vice-Presidenta, Josefa dos Santos Silva, também participaram do evento.
A mesa de debates foi mediada pelo Professor Dr. Ronaldo Rodrigues Moisés. O debate aberto ao público contou com a participação do deputado estadual, Pedro Kemp(PT); do Professor, ME. Dinis Cunha Silveira; da Assistente Social da Pestalozzi, Cristiane Tiecher; da Acadêmica de Psicologia, Ana Sauer e da ArteEducadora, Magali Varela.
“A educação possui um papel fundamental para combater o Capacitismo, promovendo a inclusão, respeitando a diversidade e valorizando as diferenças, habilidades e contribuições de cada indivíduo”, ressaltou o Presidente da FETEMS, Professor Jaime Teixeira.
“Essa iniciativa da ACP, traz para o debate público de forma bem acentuada a questão da deficiência e possibilita uma nova perspectiva de retomada em busca de políticas públicas que visem maior qualidade sobre os direitos das pessoas com deficiência”, enfatizou a Vice-Presidenta da FETEMS, Deumeires Morais.
A população com deficiência no Brasil foi estimada em 18,6 milhões de pessoas de dois anos ou mais, o que corresponde a 8,9% da população dessa faixa etária. Os dados são do módulo Pessoas com deficiência, da Pnad Contínua 2022, do IBGE.