A FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) organizou e participou, na última sexta-feira (05), em Corumbá, do Seminário da Educação do Campo, realizado em parceria com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), SIMTED de Corumbá, Vice-presidente Regional de Corumbá e o SIMTEL, dentro da programação da 1ª Romaria do Pantanal e da 2ª Romaria do Cerrado.
Representaram a Federação no evento a integrante do Departamento da Educação do Campo da FETEMS, Olinda Conceição da Silva, e o vice-presidente da entidade, professor Dr. Onivan de Lima Correa. O seminário teve como tema: “Por uma educação do e no campo: plantar valorização e colher frutos de qualidade”.
O encontro reuniu representantes de diversos estados brasileiros, como Piauí, Maranhão, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Minas Gerais, Bahia, Goiás e Mato Grosso do Sul, consolidando um importante espaço de debate, articulação e fortalecimento das pautas voltadas à Educação do Campo, à valorização dos povos da terra e à defesa dos territórios tradicionais.
A programação foi construída coletivamente pela FETEMS, Comissão Pastoral da Terra (CPT), SIMTED de Ladário, SIMTED de Corumbá e demais entidades parceiras, reunindo movimentos sociais, representantes sindicais, universidades, pastorais e instituições públicas ligadas à pauta da Educação do Campo.

A abertura do seminário contou com um momento de mística e espiritualidade coordenado por Olinda Conceição, Onivan de Lima, Maria Joaquina e Josefa dos Santos, além de apresentação cultural realizada por representantes da CPT de Goiás.
Na mesa de abertura estiveram presentes a professora Regina Coelho Nogueira de Melo, presidenta do SIMTED de Corumbá; a servidora administrativa Marinalva Aranda da Silva, vice-regional da FETEMS na região de Corumbá; o deputado estadual Pedro Kemp; a deputada estadual Gleice Jane; Rosani Marize Santiago, representando a coordenação colegiada da CPT-MS; além do professor Dr. Onivan de Lima Correa, vice-presidente da FETEMS. Também participaram representantes do MDA, INCRA, Ministério da Pesca e CPT Nacional.
Segundo Olinda Conceição, a participação da FETEMS reforça o compromisso da entidade com os profissionais que atuam nas escolas do campo e com a construção de políticas públicas voltadas às populações campesinas.
“Destaquei o trabalho que a FETEMS vem desenvolvendo em defesa da Educação do Campo. A Federação já vem realizando esse trabalho e eu darei continuidade às ações voltadas aos profissionais que atuam no campo. Também reforçamos, em nossas falas, o trabalho que a FETEMS tem realizado e a importância de que os profissionais da educação estejam unidos para fazer valer o que está garantido na LDB e nos Planos Nacional, Estadual e Municipais de Educação para os próximos dez anos”, afirmou.
Já o vice-presidente da FETEMS, Onivan de Lima, destacou a atuação histórica da Federação e o papel dos sindicatos filiados na defesa da educação pública e da classe trabalhadora.
“O seminário foi um importante espaço de fortalecimento da luta em defesa da Educação do Campo, da agricultura familiar, dos povos do campo e dos territórios tradicionais. Também foi um momento de reafirmar o trabalho realizado pela FETEMS ao longo de seus 47 anos de história, junto aos 74 SIMTEDs e vice-regionais”, ressaltou.
As palestras debateram a realidade da Educação do Campo em Mato Grosso do Sul. A irmã Olga Manosso abordou o histórico da Educação do Campo e a participação da CPT nesse processo. O professore Walter Roberto Marschner, da UFGD, discutiu sobre os desafios da formação dos profissionais da Educação do Campo. Já o professor Dr. Onivan de Lima Correa apresentou reflexões sobre o movimento sindical e a Educação do Campo, destacando pautas e desafios da categoria.
A professora Olinda Conceição da Silva apresentou as ações da rede de articulação e os debates relacionados ao PRONACAMPO e às políticas públicas federais voltadas à Educação do Campo. Também participou da mesa a professora Ana Pereira, diretora da Escola Família Agrícola de Rio Brilhante (EFAR) e filiada ao SIMTED de Rio Brilhante, que compartilhou experiências sobre o trabalho desenvolvido pela instituição no contexto da Educação do Campo.
Na sequência, representantes de estados como Goiás, Tocantins, Bahia, Minas Gerais, Maranhão e Mato Grosso participaram de uma mesa de socialização das experiências da Educação do Campo em seus territórios, debatendo os principais desafios enfrentados pelos movimentos e pelas comunidades camponesas.
Outro destaque da programação foi o lançamento do livro sobre a história da Comissão Pastoral da Terra (CPT), produzido a partir da pesquisa do Frei Wagner José sobre a trajetória da entidade em Mato Grosso do Sul. O evento também contou com uma feira de produtores e produtoras da agricultura familiar.
No sábado (06), a programação foi encerrada com uma grande romaria, reunindo cerca de 700 pessoas e contando com a participação de Dom Pedro Cesário Palma, bispo de Jardim; Dom João Batista de Oliveira, bispo de Corumbá; e Dom Otair Nicoletti, bispo de Coxim. A mobilização foi marcada pela defesa da vida, do Cerrado, do Pantanal, da agricultura familiar e dos povos do campo, além de manifestações contrárias aos impactos ambientais provocados pela monocultura e pela construção de hidrovias no período de seca no Pantanal.
Também participaram das atividades representantes de diversos sindicatos e municípios sul-mato-grossenses, como Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Itaquiraí, Aquidauana, Anastácio, Nioaque, Bela Vista, Campo Grande, Maracaju, Dourados, Selvíria e Três Lagoas, além da participação da ACP.
Ao final das atividades, foi elaborada uma carta do seminário, documento que deverá ser encaminhado aos sindicatos, movimentos sociais e demais organizações parceiras, reafirmando o compromisso coletivo com a defesa da Educação do Campo, dos territórios tradicionais e dos direitos dos povos da terra.
Comunicação FETEMS



















